Presidente da ACIC  defende  a  calma e muita criatividade para superar o caos causado pelo COVID 19

Para ajudar a superar esse período de isolamento social as vendas online e o sistema delivery tem sido duas ferramentas importantes para a economia


02/04/2020 12h21

Para ajudar a superar esse período de isolamento social as vendas online e o sistema delivery tem sido duas ferramentas importantes para a economia


O país vive um momento atípico por conta do Coronavírus, que vem exigindo o isolamento social, para evitar um colapso na saúde pública por conta do Covid 19, que já matou milhares de pessoas pelo mundo, em menos de três meses.Em Campos dos Goytacazes, a situação não é diferente. O comércio já esta fechado há mais de 15 dias e os empresários estão fazendo de tudo para não demitir em massa, o que causaria ainda mais, um caos social, explicou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos – ACIC- Leonardo Castro de Abreu.


Para driblar esta situação, muitos empresários locais estão usando da tecnologia para amenizar os prejuízos. As vendas online e o sistema delivery tem ajudado muito. O empresário tem que se adaptar às necessidades do momento. Vivemos um período de guerra, situação nunca vivida pela maioria dos brasileiros. O objetivo é sobreviver e rever seus conceitos , comentou o líder da ACIC.  

 
-Todos nós ainda estamos apreensivos com relação à pandemia, o mundo nos mostra de que forma e em que tempo aconteceu e ainda acontece em alguns países o pico deste problema. Existem muitos poucos países nas condições geográficas e climáticas similares ao Brasil que ainda não reverteram à situação e que continuam a quarentena. Estamos ouvindo vários especialistas no assunto da área de saúde que apoiam a quarentena, que dizem que os nossos números ainda não refletem a realidade. Então digo que a prorrogação do isolamento social, se faz necessário pela preservação da vida das pessoas, mas não sei até que ponto pode influenciar num desequilíbrio emocional, porque o desequilíbrio financeiro será inevitável. Muitas empresas não sobrevirão financeiramente, fadadas ao fechamento. Este custo social passará para o Poder Público” destacou o empresário Leonardo Castro. 


Quanto a Medida Provisória sancionada na última quarta-feira(1) pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, que    prevê um auxílio por três meses no valor de R$ 600,00, para trabalhadores informais, autônomos, e MEIs ( micro empreendedores), ajudará temporariamente, mas a conta maior virá depois. O ideal é tentar manter o equilíbrio, respeitar as orientações médicas e principalmente comprar o necessário, prestigiando o pequeno comerciante, contribuindo desta forma para amenizar os impactos sociais.


Para tentar ajudar os empresários o Governo Federal, já prorrogou o pagamento de alguns tributos federais como PIS, FGTS e agora estendeu até 30 de junho a entrega do Imposto de Renda. Medidas que visam oxigenar os empresários e evitar as demissões em massa.  Em Campos dos Goytacazes, o prefeito Rafael Diniz, também estendeu o pagamento de tributos municipais como o ISS, ICMS e o Imposto Predial, contribuindo para amenizar a situação, nunca imaginada pela população. 


Os empresários por sua vez, devem procurar os fornecedores e buscar negociar o pagamento das dividas e principalmente dos boletos, que muitas vezes, são cobrados diretamente nos bancos e uma vez não paga, vão direto para o protesto judicial. O momento é de negociação, já que o Covid 19, mudou toda a situação econômica e social de mundo. Vivemos uma guerra”, destacou o presidente da ACIC, Leonardo.


Certificado Digital ACIC




Parceiros e Apoiadores

1

Dúvidas? Chame no WhatsApp